No dia 20 de abril recebemos a visita do coelho Zé Vicente. Foi muito legal, ele nos trouxe pirulitos, entrou nas salas e escutou diversas músicas que as turminhas conheciam sobre a Páscoa. A maioria fez até carinho nele! e depois como bom coelho escondeu nossos ninhos pela escola deixando uma cartinha para cada sala. Resolvidas as charadinhas cada turma foi a caça dos seus ovos....Foi uma correria só! Foi um dia de muita diversão e alegria! Confiram as fotos!
segunda-feira, 25 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Dados Gerais
A Escola Municipal de Educação Infantil Jardim da Alegria tem como filosofia “ Proporcionar ao aluno o atendimento de suas necessidades essenciais associadas a sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade, assegurando-lhe o direito de brincar, expressar-se livremente, interagir e socializar-se, respeitando o princípio de dignidade, as diferenças e os direitos individuais.” Localiza-se na Rua das Camélias, 174, Loteamento Jardim Dois Irmãos – Travessão, Dois Irmãos. Atualmente possui 64 alunos, com faixa etária entre 4 meses e 5 anos de idade, dos quais a grande maioria freqüenta a escola em período integral. Conta com uma Diretora, uma vice-diretora e uma Técnica em Apoio-Pedagógico, 18 professoras e três Serventes. Jardim da Alegria era uma Unidade de Educação Infantil da FADI (Fundação Assistencial de Dois Irmãos), que foi fundada em 27 de março de 1994, porém em 03 de julho de 2006 ela foi municipalizada, passando a ser a Escola municipal de educação Infantil Jardim da Alegria. A escola conta também com o apoio e comprometimento do Círculo de Pais e Mestres, do Conselho Escolar e de todas as família.
O ambiente “fala”...
Atualmente Freqüentam a EMEI Jardim da Alegria 64 crianças de 4 meses a 5 anos. Para bem recebê-las e estimulá-las além do contínuo investimento na formação pedagógica dos professores fez-se necessário investir no prédio da escola com ampliação de salas de aulas e reforma da pracinha. Isso porque acreditamos que o ambiente, que é o conjunto entre o espaço físico e as relações que ali se estabelecem, fala, transmite-nos sensações, evoca recordações, passa-nos segurança ou inquietação, mas nunca nos deixa indiferentes. Por pensar dessa forma, nós da EMEI Jardim da Alegria, trabalhamos para fazer da escola um ambiente acolhedor através das cores, dos objetos, dos aromas, dos sabores.
Para tanto, estamos iniciando o Projeto “O ambiente fala” com o objetivo de deixar o “[...] espaço suficientemente pensado para estimular a curiosidade e a imaginação da criança, mas incompleto o bastante para que ela se aproprie e transforme este espaço pela sua atuação. (BARBOSA, 2009).
INÍCIO...
Logo no início da manhã começa um zumzumzum danado no Jardim da Alegria... são as crianças nos convidando a iniciar uma viagem aberta ao surgimento de muitos cenários. Quais? Não temos como antever, mas ao olhar para elas sabemos que é possível viajar e viajar é viver.
Na verdade, viajar pelo Jardim da Alegria, para nós, é uma desculpa para ver, para cheirar, para ouvir, para sentir...
Durante a viagem fizemos alguns registros que servem para recordar e contar para aqueles que amamos um pouquinho daquilo que experimentamos enquanto levávamos os nossos sentidos a dar um passeio.
São registros de Projetos desenvolvidos, de uma “[...] história de amor, de aventura e de magia que só tem a ver quem já foi criança um dia”.
Assinar:
Postagens (Atom)